• (+5411) 4901-1988
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comunidade

As relações entre os pesquisadores e a comunidade estão em constante transformação. Hoje, escutar os beneficiários das pesquisas, seus familiares e grupos de pacientes organizados é uma excelente prática entre os pesquisadores. O modo sistemático de intercambiar opiniões com a Comunidade são os “Comitês assessores da Comunidade”, denominados CAB por suas iniciais em inglês (Community Advisory Board). A CICAL organiza e patrocina o CAB da Argentina para os estudos da IMPAACT e INSIGHT.

 

O que é o CAB?

O CAB é um grupo de pessoas da Comunidade convocadas pelos pesquisadores para dar sua opinião sobre as distintas etapas de uma investigação clínica, seus métodos e seu modo de comunicação. Por sua vez, o CAB instrui outros membros da comunidade sobre a pesquisa.

Para ativar um CAB é necessário que este se situe em um lugar onde se desenvolva investigação clínica. O CAB tem uma função específica. Não atua livremente nem independentemente de uma estrutura de pesquisa.

 

O que é um representante da Comunidade?

É alguém que por suas características pessoais, históricas e sociais pode expressar a voz de outras pessoas em similares condições pessoais, históricas e sociais. É uma maneira indutiva de conhecer as inquietações, necessidades e anseios de uma população muito mais numerosa.

 

Como trabalhamos?

Nossa tarefa é habilitar a participação no desenvolvimento e compartilhamento das prioridades de investigação clínica e a harmonização entre as prioridades de pesquisa, da comunidade e do pesquisador (HANC HIV/AIDS Network Coordination, DAIDS).

 

O CAB na Argentina

Nasce no ano 2005 por iniciativa da Rede de ensaios clínicos INSIGHT e em 2009 soma-se à rede IMPAACT. Desde então trabalha ininterruptamente.

 

O CAB no Mundo

Nos anos 80, um grupo de pessoas afetadas pelo HIV conseguiu impor sua agenda de investigação e desenvolvimento perante organismos públicos e privados, fazendo com que sua voz fosse escutada. Essa experiência de luta se transformou em uma sociedade colaborativa que inclui milhares de pessoas no mundo através de redes internacionais de ensaios clínicos.

 

Que elementos compreende um CAB?

População para a qual está conduzida a investigação. Pesquisadores com interesse em sua tarefa e na Comunidade onde a realizarão. Pessoas com habilidade para interpretar e conduzir as ideias de um lado a outro.

Pessoa de contato: Lic. Leonardo Perelis E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


CICAL

Riglos 177 1º "A" (C1424AFC)
Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina

Tel.: (+5411) 4901-1988

É um projeto sem fins lucrativos dafundación ibis

Contato

© 2019 CICAL. Todos los derechos reservados.